terça-feira, 23 de agosto de 2016

PRIMEIRA BANDA DE ACARI



Esta foi a primeira Banda de Música de Acari, fundada por Felinto Lúcio Dantas. Ela fez sua primeira apresentação ao público no dia 6 de agosto de 1927, por ocasião da abertura da festa de Nossa Senhora Daguia, Padroeira de nossa cidade.
1. Avelino de São Vicente - Trombone
2. Joel de Oliveira - Saxofone
3. Luiz Cândido de Medeiros - Saxofone 
4. Severino Saturnino Dantas - Clarinete
5. Aurino Pires Fernandes - Clarinete
6. Francisco Seráfico Dantas - Clarinete
7. Manoel Bezerra Neto (Manoelzinho de Coquinho) - Saxofone Cachimbo
8. João do Assu - Clarinete
9. Artur Dantas Cortez - Trombone de Vara
10. Francisco Clímaco (Quinino) - Trompa
11. Sebastião Barbosa de Moura (Bantão) - Pratos
12. Sebastião Lopes de Moura - Bombo
13. Vicente Moura (Baixinho) - Caixa
14. João Venâncio Dantas - Pistom
15. Antônio Pedro da Rocha - Bombardino
16. José Dantas Sales - Trompa
17. Antônio Bezerra de Medeiros (Toinho) - Clarinete
18. José Galvão - Pistom
19. Felinto Lúcio Dantas - Trombone
20. Pedro Arbués Dantas - Contrabaixo
21. Paixão - Bombardino
22. Miguel Arcanjo Dantas - Bombardino
23. Astrogildo Bezerra - Trompa
24.Manoel José Fernandes (Bilé) - Trombone
25. Manoel Lúcio Filho - Contrabaixo

FELINTO LÚCIO DANTAS




Natural de Carnaúbas dos Dantas-RN, em 23 de março de 1898 e faleceu em sua terra natal no dia 11 de setembro de 1998. Aprendeu as primeiras lições musicais com um primo. Compôs sua primeira música aos 17 anos. Sempre trabalhou como agricultor. compôs valsas, mazurcas, dobrados e peças sacras. Uma parte do seu repertório está registrada em partituras que se encontram em mãos da família, em arquivo pessoal. Em 1978, o Centro Cultural Mobral gravou em um LP duplo, algumas de suas obras, contando com a participação do maestro Radamés Gnattali. Em 1982 gravou depoimento para o programa "Memória viva", da TV Universitária. Em 1983, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Ufrn) gravou outras de suas composições em um LP editado naquele ano. Em 1997 teve a música sacra "A quinta novena", executada em missa na Catedral do Rio de Janeiro, com a presença do Papa João Paulo II. Em 1999, por ocasião das comemorações dos 400 anos da fundação da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, teve sua composição "Estréia", gravada pelo Quinteto Natal Metais no CD "Nação Potiguar".
FONTE: Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira

ASSOCIAÇÃO CULTURAL MAESTRO FELINTO DANTAS

A Associação Cultural Maestro Felinto Lúcio Dantas foi fundada em 05 de dezembro de 1987, e é mantida por doações mensais de 99 sócios atuais e nesses quase 24 anos, orgulha a cidade com trabalhos sociais e projetos de incentivos a cultura onde concentra suas atividades privilegiando a educação e formação cultural das crianças da comunidade, afastando-as do mundo da violência e das drogas. Está situada à Rua Cipriano Pereira, 02, Acari -RN. A referida instituição e privada e filantrópica, funcionando nos turnos da manhã, tarde e noite.
FONTE - BLOG DA FILARMÔNICA MAESTRO FELINTO DANTAS

Quem sou eu

Minha foto
A ÚNICA FORMA DE SERMOS PURIFICADOS DO NOSSO PECADO É RECEBER O PERDÃO GRATUITO DE DEUS, QUE É CHEIO DE GRAÇA E MISERICÓRDIA, PODE APAGAR OS NOSSOS PECADOS, PURIFICAR A NOSSA ALMA E RESTAURAR A NOSSA VIDA (BEM-AVENTURADO AQUELE CUJA TRANSGRESSÃO É PERDOADA, E CUJO PECADO É COBERTO).